Resumo do texto:
O esporte evolui e traz novidades para continuar atualizado e aproximar o torcedor;
As tendências vão além de tecnologia, elas envolvem processos, comportamentos e novas modalidades esportivas;
Esse movimento tem relação com o sportainment (junção de esporte e entretenimento), que visa a experiência completa entre clubes e torcedores.
O esporte sempre está em movimento, literalmente. As mais diversas atividades desportivas que fazem parte do cotidiano dos brasileiros, sempre apresentam novidades e tendências. Nesse texto você vai conferir as principais.
Quem diria que o futebol poderia ganhar o VAR (Vídeo Assistant Referee/ Árbitro Assistente de Vídeo) ou mesmo contar com uma tecnologia que diz se a bola realmente entrou ou não no gol. É a partir de pequenas coisas que percebemos como o esporte pode ser melhorado.
Na verdade, não é somente sobre tecnologia. As tendências dizem respeito também a novos comportamentos, jogos, atividades, dentre outros exemplos. Conheça nossa lista:
1 - Capacitação
A nossa lista começa por um ponto muito importante e que pode definir o profissionalismo no esporte. A capacitação deve ser uma tendência desde já. Sair do comodismo e procurar conhecimento é importante. Ainda mais em uma área que lida com pessoas, profissionais, carreiras e estratégia.
Quando falamos de capacitação, isso inclui principalmente dirigentes e técnicos. Eles são os responsáveis por procurar as melhores práticas e aprender o que vem de novo para aplicar nos clubes.
Os atletas também estão inclusos nessa lista. Saber jogar, nadar, correr, etc. são princípios. Os melhores sempre correm atrás daquilo que ainda não conhecem ou que podem melhorar.
2 - O avanço da medicina esportiva
A evolução da medicina esportiva em relação ao esportista já é uma realidade, mas vale destacar como deve se aprimorar com os anos. É normal um atleta sofrer lesões durante uma competição ou ter um desgaste maior em idades avançadas. É nessa hora que o auxílio precisa ser de qualidade.
A tendência é que a equipe médica dos clubes seja aprimorada. Observa-se a crescente de um trabalho integrado entre departamentos, como médicos aliados a fisioterapeutas e nutrólogos. Esse trabalho resulta em uma recuperação mais rápida, desenvolvimento da condição física e até ganho de performance em atletas mais velhos.
3 - Tecnologia vestível
Em complemento a tendência do esporte 2, a tecnologia vestível auxilia a equipe médica e técnica. A partir dessa inteligência incorporada ao atleta, é possível contar com diversas informações, como batimentos cardíacos, passos, oxigênio, velocidade, entre outros, que podem auxiliar no desenvolvimento do esportista.
Existem diversas opções “vestíveis”. Camisetas e relógios são os mais comuns e que podem começar a ser implantados. Mas é preciso ter cuidado para não “roubar” a atenção do atleta ao incomodá-lo.
4 - Novas modalidades olímpicas
Infelizmente fomos acometidos pela pandemia da covid-19. Isso impactou a vida de uma forma geral, incluindo o esporte. As olimpíadas que ocorreriam neste ano de 2020 foram adiadas. Mas, antes disso, foram anunciadas novas modalidades de esporte que devem fazer parte da competição.
São cinco novas modalidades: surf, skate, karatê, beisebol/softbol e escalada esportiva. Você conhece ou tem familiaridade com os novos esportes da olimpíada? É bom ficar de olho, pois prometem virar tendência assim que estrearem na competição do ano que vem em Tóquio.
5 - E-sports
A categoria de esportes que mais vem ganhando adeptos, principalmente os mais jovens, não poderia ficar de fora. O e-sports ou jogos eletrônicos já são realidade, mas ainda sim uma tendência por ser promissora, principalmente na forma como atua.
É uma grande competição e conta com clubes famosos, como o Flamengo. Um verdadeiro espetáculo, com a emoção do entretenimento. O e-sports está na mira de grandes empresários e patrocinadores, por isso tem tudo para fazer ainda mais sucesso.
Para você ficar por dentro: são jogos eletrônicos dos mais variados temas. Estratégia, tiro, luta, esportes, dentre outros. Os times competem entre si e a final é sempre um evento à parte. E não se engane, um profissional precisa estar preparado: fisicamente, emocionalmente, concentrado e contar com um raciocínio rápido.
6 - Sportainment
Caso você já nos acompanha, sabe que trabalhamos para o crescimento e implementação do sportainment no Brasil. O fundador da Hubstage, Marcos Motta é o embaixador do movimento no país.
Sportainment é a junção das palavras em inglês esporte + entretenimento. Isso quer dizer que o objetivo é trazer a experiência do entretenimento para dentro do esporte. Promover sensações e emoções ao torcedor do momento em que ele sai de casa até a hora em que ele deixa o estádio - bem parecido com um grande show, como o Rock in Rio ou LollaPalooza.
Essa tendência do esporte promete girar toda a cadeia. É promissor quando falamos de novas rendas, ainda mais quando deparamos com a queda de patrocinadores e receitas com transmissão e ingressos - este último, principalmente notado na pandemia.
Além de tudo é a verdadeira evolução do esporte. É deixar de fazer/ver o que vinha sendo feito desde os primórdios para entrar no futuro, junto com outros países e modelos de sucesso.
E se você ama o mundo esportivo, a Hubstage é o lugar certo para se manter atualizado. Aqui sempre vai rolar as tendências e todas as novidades. Não deixe de comentar conosco o que achou do texto de hoje. Nossa partida acaba por aqui, mas o jogo continua em nosso blog e redes sociais!
Comentarios