Resumo do texto:
A forma de fazer “propaganda” em campo mudou;
O marketing trabalha a relação da marca e o consumidor;
No caso do esporte, a relação com o torcedor;
É preciso falar em vender experiências, não só tratar cada disputa como isolada;
O Marketing esportivo ajuda clubes a encontrarem novas rendas e atrair público novo através de diversas plataformas.
Se tem uma coisa que faz o brasileiro parar na frente de uma tela é o esporte. Ele é capaz de instigar sentimentos e fazer fluir emoções. Assim como tudo tem seu momento de mudança, o desporto também deve trilhar novos caminhos.
A justificativa para isso está justamente no comportamento do público. A nova geração, por exemplo, consome conteúdos quase 100% digital/streaming. O futebol de quarta-feira e domingo ou mesmo as olimpíadas na TV tendem a mudar a oferta por conta da demanda.
O marketing esportivo vem para ajustar a rota e ajudar clubes a continuarem lucrando, marcas vendendo e torcedores vivenciando novas experiências. Por meio da inovação é possível conversar com diferentes públicos, atrair novos e, principalmente, manter a paixão acesa.
Mais do que uma marca em jogo
Já que o Brasil é conhecido como o “país do futebol”, vamos pegar esse exemplo. Agora, responda rápido: Onde estão as marcas durante o jogo?
Certamente a sua resposta foi: nos uniformes, nas placas, telões…
E se eu te disser que este modelo é ultrapassado e sofrerá mudanças? Loucura? Não! Tem a ver com marketing e as tendências para o futuro. A partir de agora, o que se espera é que o esporte seja ferramenta de engajamento e comunicação.
O que eu quero dizer é que o esporte não vai mais vender marcas, mas sim experiências. Os ingredientes de sucesso para que isso ocorra eu já até citei aqui no texto: sentimentos, emoções, paixão e tudo aquilo que faz a gente arrepiar, gritar, rir e chorar.
Além disso, surge a necessidade de pensar em mais telas para diversos públicos. Um bom exemplo é o e-sports. Essa categoria de jogos eletrônicos dá sinais de como será a “cara” do esporte no futuro. Novas plataformas, realidade aumentada, competições online, dentre outros.
Mas aí você pensa: e o meu futebol de domingo? Fica tranquilo, ele vai continuar o mesmo. Bem, na verdade, vai ser mais atrativo, chegar até mais pessoas e se o marketing esportivo for feito corretamente, fazer o seu time do coração ter um retorno positivo.
Conteúdo relevante e assertivo
Você costuma estar por dentro dos assuntos do esporte? Em caso positivo, já deve saber que não é preciso abrir o jornal nem esperar a edição do noticiário. A qualquer momento, pela internet é possível se atualizar.
O marketing esportivo também se preocupa com esse movimento. Possuir conteúdo relevante faz parte do trabalho. Hoje, atletas são vozes e propagadores.
Neymar, com seus mais de 3 milhões de seguidores, e tantos outros atletas são criadores de conteúdo fora de jogo. É um complemento. As marcas passam a ser uma espécie de parceira nesse momento, deixando de vender o produto para encantar as pessoas por meio do "influenciador". Isso resulta em ganho de memória do consumidor.
É aquele lance de “estou te vendendo sem vender”, sacou? E sem marketing, isso não seria possível. Ou pelo menos, não teria o resultado esperado. É preciso ser profissional quando se trata de pessoas, marcas e celebridades - ainda mais no âmbito desportivo, onde esse conceito é pouco explorado.
A cultura dos dados também deve ser tendência e implantada no esporte brasileiro. A partir dessas informações é possível oferecer conteúdos até produtos mais assertivos para os clientes.
O comércio eletrônico é uma forma de possuir esses dados e contar com um banco único. É uma forma inteligente de aumentar a renda do clube, já que consegue vender mais bilhetes e atrair mais pessoas, como o sócio torcedor. A partir da inovação e uma experiência completa e multiplataforma, o esporte consegue manter vida longa.
Porque fazer marketing esportivo
Como o título diz, é importante falar sobre marketing esportivo. O mundo passa por um momento complicado e o esporte não ficou de fora. As finanças dos clubes estão comprometidas e outros estão correndo sérios riscos de falência.
O relacionamento mais próximo e de qualidade ao torcedor será de muita importância. O marketing digital esportivo serve para isso - estar presente onde o público está. O objetivo é engajar e fidelizar, promover marcas a partir de sensações ao torcedor.
O esporte deve estar na TV, nas redes sociais, no celular, no físico e virtual. Isso tem muito a ver com sportainment. É importante que gerentes, dirigentes e atletas estejam ligados no presente. Assim será possível construir essa nova realidade. O jogo não pode parar por ideias ultrapassadas, essa é a hora de encontrar estratégias dentro de cada clube e esporte.
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