top of page
Foto do escritorJuliane Martins

Habilidades de um bom negociador e sua importância

O ato de negociar é algo inerente ao ser humano. Seja na vida pessoal ou profissional. O fato de conseguir a aprovação da outra parte ao que você propõe demanda algumas habilidades específicas.


Isso pode acontecer desde uma conversa entre um casal que precisa decidir em qual restaurante vai jantar, um filho que deseja sair e precisa negociar com seus pais, como também nas mesas das grandes negociações profissionais.


Os grandes negociadores apresentam habilidades específicas que os destacam da grande maioria. Influenciar e persuadir são algumas delas.



A questão é que essas habilidades não são ensinadas dentro de uma sala de aula e precisam ser aprimoradas ao longo da vida e das experiências que cada um vive. Falar em público, por exemplo, é algo que gera mais medo nas pessoas do que morrer.



É verdade?


Uma pesquisa do jornal britânico Sunday Times perguntou para as pessoas “qual é o seu maior medo?” e as respostas foram surpreendentes: 19% disseram que seria ficar doente ou morrer, 22% afirmaram que seria enfrentar problemas financeiros e, pasmem, 41% garantiu que o maior medo seria de falar em público.

Falar em público é algo que deixa grande parte das pessoas desconfortáveis. A insegurança, timidez e o nervosismo podem travar qualquer pessoa. E, mais uma vez: essas questões não são


trabalhadas em sala de aula. Cabe a cada um buscar aprimorá-las.


Quando uma pessoa se comunica com clareza, firmeza e objetividade, além de transmitir confiança, ela mostra que domina aquele assunto, o que em uma negociação é crucial.


Mais habilidades


Um bom negociador precisa de bons argumentos e uma boa linha de raciocínio, a fim de enxergar oportunidades, identificar as condições e características que compõem aquela negociação, além de estar preparado para uma posição de resistência.


A falta de argumentos e problemas de comunicação podem estar atrelados à dificuldade de se expressar e, consequentemente, fechar bons negócios.


Um outro ponto muito importante e que não pode deixar de ser mencionado é o fato de que, independentemente do tipo de negociação, sejam grandes ou pequenas, pessoais ou profissionais, sempre será sobre pessoas. Pessoas com histórias, vivências e experiências diferentes.


A habilidade de lidar com pessoas envolve não só o fato de ser um bom comunicador, como também saber entender os aspectos de cada indivíduo, o que é altamente individual. Por essa e outras razões, a inteligência emocional é um tema cada vez mais estudado e aprimorado pelos grandes negociadores. Isso tudo porque, no fim das contas, sempre será sobre pessoas.


Você já conhece o Workshop Negociação, Influência e Persuasão? Ele foi desenvolvido especialmente para ensinar, de forma prática, todas essas habilidades que são de extrema importância para um bom negociador.


Clique aqui para saber todas as informações e garantir sua vaga!



WORKSHOP

NEGOCIAÇÃO, INFLUÊNCIA E PERSUASÃO

15, 16, 29 E 30 DE OUTUBRO

516 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page