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Foto do escritorJuliane Martins

Tendências do uso de dados no esporte

Você já ouviu falar em ‘sport analytics’? Em uma tradução simples seria ‘análise do esporte’, mas vai bem além disso. De forma mais ampla, o termo é usado para falar do universo do uso de dados no esporte, independente da finalidade.


Uma matéria da Forbes apontou os cinco principais direcionamentos centrais para o uso de analytics no esporte: engajamento de fãs; compreensão mais ampla do ecossistema esportivo; otimização das áreas de backoffice de clubes e associações; expansão de parcerias; performance de atletas e clubes.


A partir desses direcionamentos é possível entender o quão abrangente é essa área. O ponto chave é que esses dados impactam e ajudam a melhorar as tomadas de decisões. Seja para uma marca, para um clube ou para um atleta.


O fato do esporte ser um mercado altamente competitivo ainda reforça a importância desse tema. O uso de dados no esporte chegou para ficar e a tendência é que cada vez mais seja aprimorado.


Boas expectativas


Um estudo divulgado pela PR Newswire apontou que a área de ‘sports analytics’ alcançará, nos próximos 5 anos, um crescimento médio de 31,2%. Esse crescimento pode atingir um valor de mercado de US$ 4,6 bilhões até 2025.


Quando o assunto é engajamento de fãs e expansão de parcerias, a ascensão da internet e a globalização das redes sociais tem um papel muito importante nisso. É praticamente impossível um atleta, clube ou marca não ter uma presença digital. E, sem dúvida alguma, esse também é um mercado que seguirá em expansão pelos próximos anos.


No mundo


Atualmente, diversas modalidades esportivas e até mesmo ligas possuem profissionais específicos para análise de dados. Um artigo publicado pela Divante cita grandes casos do uso de dados no esporte.


Em análise do artigo, a Liga Insights aponta o destaque para a Premier League, já que cada um dos vinte clubes da primeira divisão inglesa de futebol conta com estatísticos que fornecem informações relevantes sobre os jogos, desempenho de atletas e fraquezas que precisam ser aprimoradas.


No Brasil


Em outubro deste ano, o Atlético-MG foi o primeiro clube do Brasil a usar base de dados para gerar negócios. Eles lançaram, em parceria com a FanHub, a ‘Galo ADS’, uma plataforma que permite a veiculação de anúncios e campanhas nos canais oficiais do Galo em troca de receitas.


A ideia do clube é usar essa tecnologia para complementar as estratégias de marketing, uma vez que conhecem muito bem o seu público-alvo: torcedores apaixonados e com fortes vínculos com o time.


A tendência é que o olhar atento para o uso dos dados no esporte seja um movimento cada vez mais presente no mercado, sendo aplicado nas mais diferentes finalidades possíveis. Seja para uma marca, para um clube ou para um atleta.


Fontes: Forbes, PR Newswire, Divante, Liga Insights e Atlético-MG.

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