Se você está nas redes sociais, certamente já foi impactado por um influenciador digital. Basta ter uma conexão com internet e pronto: na palma da sua mão é possível ter acesso a uma infinidade de informações e descobertas.
Aqui no Brasil, a pesquisa Ibope apontou que existem 230 milhões de Smartphones. Isso significa que 92% dos domicílios brasileiros possuem esses aparelhos. No levantamento, outro destaque é que, do número de brasileiros com smartphones, 97% das pessoas usam o aparelho para acessar à internet.
Esse cenário mostra que os consumidores estão mais presente do que nunca no digital. E você acha que as marcas ficariam de fora dessa? Nunca! Não importa o tamanho: desde empreendimentos locais até as marcas gigantescas: todos querem uma fatia desse mercado. E ele funciona. MUITO.
Confiança na opinião
Um levantamento da Nielsen mostrou que 66% dos participantes preferem confiar em opiniões de outros consumidores do que na opinião das marcas.
Isso acontece porque essa ‘influência’ acontece de uma forma humanizada, de pessoa para pessoa e não como uma enxurrada de anúncios comerciais.
Quando a recomendação de um produto ou serviço vem de uma pessoa que você mesmo decidiu seguir nas redes sociais, no caso, o influenciador, essa influência se torna muito mais ‘sutil’ e assertiva.
Mas e o conceito?
Falando em termos de significado, o marketing de influência consiste em ações focadas em pessoas que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca.
Ou seja, os influenciadores acabam sendo cruciais na hora de interferir na decisão de compra de clientes que desejam uma determinada marca.
Mais que isso
A questão vai um pouco mais além. Tem muito do mesmo. E, cada vez mais, faz-se necessário a inovação das estratégias das marcas que apostam nesse mercado.
É necessário estar atento às novas tendências e ferramentas. Seja um novo formato de conteúdo dentro de uma rede social que já existe ou até mesmo uma nova rede social que pode ser lançada e ‘viralizar’ muito mais rápido que você imagina.
Com certeza esse é um desafio para os dois lados: influenciadores digitais e as marcas contratantes.
Não pense que é um jogo sem regras. O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) disponibiliza um Guia de Publicidade por influenciadores digitais.
E o que esperar
Um recente estudo da Influencer Marketing Hub aponta que 90% dos profissionais acreditam no marketing de influência como uma forma efetiva de marketing e que o investimento nesse segmento deve atingir US$ 13.8 bilhões em 2021.
Já aqui no Brasil, um estudo da Cuponation mostrou que o número de usuários nas redes sociais deve crescer em mais de 20% até o final de 2023, chegando a aproximadamente 114,5 milhões de usuários.
Os números realmente impressionam e só devem continuar crescendo. A pandemia definitivamente contribuiu muito para isso. Com o isolamento social, o digital se fez ainda mais presente e vital para os negócios.
Portanto, podemos esperar por marcas apostando cada vez mais no marketing de influência em seus mais variados formatos. As marcas que não estiverem no digital certamente estarão deixando dinheiro na mesa.
E aí, você já foi influenciado hoje?
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