Em 2020, o mundo se deparou com uma nova realidade imposta por uma pandemia com dimensões inéditas. Em pouco tempo, países fechando fronteiras, decretos de completo lock down e muitas, muitas vítimas perderam suas vidas para a Covid-19.
Esse cenário deixou marcas que permanecerão na sociedade para sempre. Com o avanço da vacinação ao longo do mundo, ‘ensaia-se’ uma volta ao ‘normal’. Se é que esse ‘normal’ ainda existe.
Neste artigo, vamos falar sobre um segmento específico: o entretenimento. Assim como diversos outros, ele sofreu impactos e precisou enfrentar muitos desafios. Todas essas transformações trouxeram novas tendências que prometem estar presentes nesse universo ao longo dos próximos anos.
Analisando esse mercado, vimos negócios serem fechados e demissões em massa acontecerem. Mas, um outro ponto que também presenciamos, foi a incrível capacidade de reinvenção.
Digital, híbrido e solidário
Vamos falar sobre entretenimento coletivo. Show, festivais, disputas esportivas, convenções, premiações e por aí vai. Antes da pandemia, esse mercado já surfava na onda do digital, mas em pouco tempo, precisou se tornar especialista nele.
Nesses quase dois anos, presenciamos diversos eventos híbridos. Presencialmente com equipes e atrações reduzidas e restritas e, do conforto e segurança de casa, passamos a acompanhar uma infinidade de opções de entretenimento.
Tudo isso demandou uma adaptação rápida dos envolvidos. Artistas, equipes, ou seja, todos os profissionais necessários para que, de fato, isso pudesse acontecer.
Um outro ponto de destaque foi a solidariedade. Muitos desses eventos também foram usados como forma de angariar doações para ajudar quem precisa. E disso o brasileiro entende. Assim como foram alcançados recordes de público como audiência, também foram atingidos recordes de doações.
Sinergia intergeracional
Com todas essas transformações acontecendo, quem não estivesse presente no online, poderia acabar perdendo a chance de ‘experimentar’ tudo isso. E esse ponto chamou atenção.
Nesse tempo, a chance de você ter ajudado alguém que não tinha tanto conhecimento sobre o universo online, seja um parente mais velho ou colega de trabalho, é grande. Ou você mesmo pode ter pedido ajuda para alguém.
Essa sinergia intergeracional, além de tendência, é um legado incrível da pandemia. E será cada vez mais presente na sociedade, seja nas relações pessoais, como também nas profissionais.
E a segurança sanitária?
Outro legado e tendência. Hábitos e comportamentos que foram impactados para sempre. E não foi só o fato de usarmos máscaras e cuidarmos do distanciamento social, mas, sim, de sermos mais criteriosos e cuidados com nossas escolhas.
Seja para escolher uma programação de entretenimento no final de semana ou para ter atenção redobrada na higienização e no respeito ao próximo. Afinal, em tempos como esse, o cuidado individual reflete diretamente no coletivo.
Foi necessário que muitos desafios fossem enfrentados para que os legados chegassem e também para que as tendências vislumbrem um horizonte de perpetuação. Se com tudo isso, o saldo for 10% positivo, já estamos no lucro.
Comments