Uma nova
abordagem
de mercado
O esporte deve ser considerado como parte integrante do entretenimento das pessoas. Já não basta oferecer um jogo ou uma competição, o espectador atual demanda elementos complementares como sociabilidade, networking, comunidade, lazer e etc. Essas experiências orgânicas e temporárias podem conduzir a inúmeras opções de monetização por parte dos operadores, mas se fazem necessárias inovações e adaptações às novas necessidades e preferências da demanda e das novas gerações.
Marcos Motta
Sócio da Hubstage
“Esporte é o futebol de domingo com os amigos ou sua corrida no parque. Agora, quando se paga por ele, ou se é impactado pelo patrocínio de um atleta ou busca uma experiência orgânica em um evento, a expectativa de entrega passa a ser diferente, e vira entretenimento.
É o surgimento do Sportainment. Esse reposicionamento do mercado é fundamental para que ele acompanhe o dinamismo e a velocidade do mundo contemporâneo e digital no qual vivemos. O futuro é agora”
O conceito de luxo, apenas para citar outro exemplo, também mudou ao longo dos anos, deixando de se relacionar apenas a coisas materiais, para gerar experiências. A mídia vem se redescobrindo, trilhando caminhos cada vez mais conectados.
Bichara Neto
Sócio da Hubstage
“Todas essas mudanças transformaram a indústria. Novos atores e formatos surgiram, como por exemplo os influenciadores e sua produção de conteúdo híbrida. Grandes marcas também se reestruturaram e outras já são criadas nesse ambiente descentralizado e em constante transformação. Esses novos tempos exigem consultores e parceiros qualificados, que entendam as necessidades contemporâneas específicas”
O mundo
é o campo de jogo moderno
Com a profissionalização do mercado - não apenas das estruturas organizacionais - e o componente "negócios" sendo incorporado aos setores do esporte e do entretenimento, players relacionados a esses universos têm a necessidade de expandir seu alcance geográfico, fortalecendo suas marcas e alcançando seus fãs e consumidores com mais eficiência, onde quer que estejam.
O processo de glocalização, de pensar globalmente, ativando localmente, fortalecido pelo progresso tecnológico que supera as barreiras, abre espaço para grandes marcas relacionadas ao esporte e ao entretenimento em nível global, e também para empresas de caráter mais local e nacional, constituindo um universo diverso que trará valor ao consumidor e à sociedade. Essa nova ordem é intrínseca ao desenvolvimento de tecnologias como geolocalização, realidade aumentada, big data, blockchain, cashless e etc. Ferramentas de negócios que quando aplicadas corretamente ao esporte e ao entretenimento impulsionam e conduzem processos inovadores e irreversíveis.
O cenário de acesso a conteúdos audiovisuais de naturezas diversas muda radicalmente com a criação de propriedades e owned media - que gerem mais tráfego para sites e aplicativos - e o desenvolvimento de novas plataformas de acesso (OTT, influenciadores, mídias sociais, publishers e etc.) e sua desintermediação ao acesso a direitos audiovisuais. O mercado passa ainda a ter uma abordagem baseada no componente estratégico de identidade e política corporativa da empresa ou marca. É o processo de verticalização na criação de conteúdos que agrega valor tanto à marca quanto à propriedade e também à sociedade em geral.
Profissionalização, novos investidores, modelo de expansão de marcas e propriedades, monetização e uso de instalações esportivas, reposicionamento de marcas, estruturação de smart media brands, um novo paradigma de acesso ao conteúdo audiovisual em geral, aplicação de novas práticas e serviço aos processos de experiência dos fãs e consumidores e uma maior sofisticação nos modelos de patrocínios e ativações, são alguns dos principais pilares motivadores de criação da Hubstage.